Apresentação geral

O Instituto Superior Politécnico TUNDAVALA (ISPT) é produto da evolução da Universidade Privada de Angola (UPRA) - Campus do Lubango, que por sua vez teve início no Instituto Superior Privado de Angola (ISPRA).

O ISPRA do Lubango foi inaugurado a 3 de Maio de 2005 com dois Departamentos de Ensino: um de Saúde e outro de Ciências Agrárias e do Ambiente. O Departamento de Saúde iniciou-se com a leccionação do curso de Psicologia, de Fisioterapia e de Enfermagem. O Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente teve início com os cursos de Engenharia do Ambiente e Engenharia Agronómica. Posteriormente, tiveram início os cursos de Gestão e Contabilidade, Comunicação Social e Engenharia Civil. Em 2007, o ISPRA passou a Universidade Privada de Angola tendo, em consequência, o ISPRA Lubango passado a UPRA Lubango.

Neste momento, o ISPT tem um corpo docente constituído maioritariamente por docentes qualificados a nível de pós-graduações, isto é mestrados e doutorados, aposta que se pretende manter para o futuro.

Relativamente às condições físicas foi adquirido um terreno de 64 Hectares na zona do Tchitoco (Humpata), a aproximadamente 5 km do Lubango para o qual existe um projecto para a implantação das estruturas físicas, de uma zona desportiva, uma quinta experimental, uma zona de criação e recuperação de animais da fauna local, uma zona de flora autóctone e ainda uma zona de prestação de serviços à comunidade de acordo com as áreas desenvolvidas. O Campus encontra-se numa área privilegiada pela sua beleza natural e pela sua proximidade da cidade. O terreno é composto por três vales cercados por serras de pedra e unidos por aberturas naturais, pertencendo as serras também à instituição. O objectivo é que o Campus do Instituto Superior Politécnico Tundavala reúna as condições para ser num futuro certificado internacionalmente como um ecoparque, para além das suas funções de centro de ensino superior.

A nível de protocolos, o ISPT tem colaborado com entidades locais, nacionais e estrangeiras, protocolos esses que transitarão para o ISP Tundavala. A nível local tem convénios com o Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, com a Fábrica de Água Chela, com a Faculdade de Economia, com a Direcção Provincial da Saúde e com a Direcção Provincial da Agricultura. A nível Nacional, temos protocolo com o Instituto de Investigação Veterinária de Angola. A nível internacional, o ISPT tem convénios com a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), com a SOFTIMBRA (consultores de Agro-informática), com a Cultivar (Associação de Técnicos de Agricultura Tropical), com o Museu da Lourinhã, com a Universidade de Coimbra, com a Universiddade de Tràs-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Aveiro e Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra,  entre outros.

O Plano de Desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico da Tundavala (ISP Tundavala) assenta numa experiência de Ensino Superior com 11 (onze) anos de actividade lectiva, com uma intensa inserção na comunidade regional, o que é à partida garante da solidez e sustentabilidade do projecto.