Curso de Engenharia Civil

Engenharia Civil

A Engenharia Civil tem como principal finalidade a concepção, projecto e exploração de sistemas que, efectuando o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população com especial ênfase na melhoria da sua qualidade de vida. Matérias tão vastas como a Mecânica dos Materiais, Hidráulica, e Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional extremamente polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares, como sejam a construção de edifícios e pontes, obras de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, planeamento regional e urbano, infra-estruturas e sistemas de transporte.
O curso de Engenharia Civil tem o objectivo de formar profissionais de nível superior capazes de planejar, elaborar, dirigir, e executar projectos nas áreas de Estruturas e Construção Civil, Transportes, Hidráulica e Saneamento.
Sendo uma das áreas tradicionais do Engenheiro Civil, com o perfil de Estruturas e Construção pretende-se complementar a sólida base geral do licenciado, tornando-o apto para desenvolver aplicações no domínio do projecto (concepção e dimensionamento) de sistemas estruturais diversos (edifícios, silos, reservatórios ou pontes) e a intervir no processo da construção (materiais e processos construtivos), organização e gestão de obras, e ainda, construção de edifícios e obras especiais.
O perfil de Hidráulica e Recursos Hídricos tem como objectivo proporcionar ao Engenheiro Civil, uma formação nos principais aspectos relacionados com esta área. Pretende-se igualmente capacitar o aluno para a resolução técnica dos problemas hidráulicos mais correntes, que condicionam diferentes tipos de obras (marítimas, fluviais e lacustres), a par da concessão e planeamento de empreendimentos. Ministram-se os conhecimentos que permitirão a avaliação correcta da disponibilidade em quantidade e qualidade de água, das solicitações Hidrodinâmicas e outras acções decorrentes da presença da água e da respectiva acção sobre as estruturas ou os espaços físicos em geral das potencialidades dos aproveitamentos das águas como factor económico de produção e progressão social e das consequências (impactos) ambientais, quer das obras, quer da utilização da água.
O perfil de Geotecnia e Transporte é um perfil especialmente interessante para os Engenheiros Civis para se dedicar aos diferentes sectores desta área, pois a procura crescente de profissionais justifica uma forte atenção formativa neste domínio.
O Engenheiro Civil pode trabalhar como autónomo, no serviço público, em firmas particulares de construção civil ou se dedicar ao Ensino Superior. São várias as atribuições feitas ao Engenheiro Civil, nomeadamente:

  • Estudo, planeamento, projecto e fiscalização de obras e serviços;
  • Montagem, manutenção e reparo de equipamentos e instalações;
  • Perícias e avaliações;

Ensino e pesquisa referentes a edificações, estruturas, sistemas de transportes, urbanismo e saneamento de obras hidráulicas.