Curso de Fisioterapia

Fisioterapia

No curso de Fisioterapia, proporciona-se aos seus egressos a possibilidade de formação como profissionais Fisioterapeutas generalistas, para actuarem em todos os níveis de atenção à saúde, com visão ampla e global, com autocrítica que permita, sobretudo, habilidade de pensamento autonomia e resolutividade de problemas das demandas sociais da população. O Fisioterapeuta pode actuar na promoção, manutenção, prevenção, protecção e recuperação da saúde, mas também é sensibilizado e comprometido com o ser humano.

Pode actuar como profissional liberal, o fisioterapeuta pode actuar em instituições de saúde, tais como hospitais, clínicas, postos de saúde, centros de reabilitação, centros geriátricos, etc.

O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como objectivo a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a actuar em todos os níveis de atenção à saúde. Detentor de uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da colectividade. Que tenha como objecto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objectivando a preservação, o desenvolvimento, a restauração a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, à eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

O profissional fisioterapeuta pode actuar desde a fase de prevenção até a reabilitação em nível individual e colectivo, na atenção à saúde. Assim poderá actuar em hospitais, unidades de saúde, organizações assistenciais, asilos, centros de diagnóstico, clínicas, etc.