Curso de Gestão e Contabilidade

Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas

A complexidade e competitividade crescente, num ambiente caracterizado por mudanças e inovações sucessivas, exigem que os gestores e os técnicos superiores de contabilidade assumem um papel decisivo, de resposta às exigências cada vez maiores das suas empresas, das suas organizações, da sociedade e do país. Este contexto do mundo empresarial requer recursos humanos, cada vez mais qualificados a todos os níveis, com sólida formação científica, técnica e humana.

O Curso de Gestão e Contabilidade da UPRA, que consagra um plano de estudo multidisciplinar, procura dotar os futuros licenciados de múltiplas competências capazes de lhes conferir a aptidão necessária para corresponder às exigências da moderna gestão empresarial.
O programa da licenciatura articula uma formação generalista de grande qualidade com a possibilidade de uma especialização em Gestão de Empresas ou Contabilidade e Auditoria. O programa está concebido de forma integrada, tendo em vista a necessidade de fornecer uma formação completa dos futuros gestores de organizações. Esta integração resulta, em primeiro lugar, de uma estrutura curricular que integra de forma harmoniosa as disciplinas de base - Economia, Contabilidade, Análise e Gestão Financeira, Comportamento Organizacional e Matemática e Análise Estatística de Dados, - com as disciplinas das áreas funcionais, na especialidade e Gestão de Empresas, a Estratégia Empresarial, Gestão de Produção e de Recursos Humanos e, na especialidade de Contabilidade e Auditoria, a Auditoria de Gestão e Auditoria Financeira, Contabilidade Pública, Bancária e de Seguros e outras disciplinas complementares.

 

O Curso de Gestão e Contabilidade tem como objectivo dotar os alunos de competências necessárias a analisar a natureza da empresa e a sua relação com o meio envolvente económico imediato e mediato, nacional, internacional e global.
O Curso comporta duas grandes áreas científicas: a gestão, permitindo aos licenciados uma formação para actuar nos diferentes níveis e funções da condução e orientação das empresas e; a contabilidade, conferindo os conhecimentos necessários para apoiar a tomada de decisão empresarial, permitir o desempenho profissional como técnico oficial de contas ou ainda para exercer as funções próprias de quadros médios e superiores de contabilidade.