Curso de Psicologia Organizacional

Psicologia

O Psicólogo é o profissional de nível superior, capaz de estudar os processos interpessoais e as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual, grupal, institucional e social, no âmbito dos estabelecimentos de várias naturezas, onde quer que se dêem estas relações. Aplica conhecimento teórico e técnico com o objectivo de identificar e intervir nos factores determinantes das acções dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais.


O psicólogo encontra um vasto campo de actuação no terreno das relações familiares, da educação escolar, das organizações comunitárias, da saúde pública, da indústria, do urbanismo, nas relações de trabalho, nos meios de comunicação de massa, na escolha profissional, nos conflitos e outros.

  • Psicologia Clínica – o exercício da actividade pode ser realizado em consultório particular, clínicas, postos de saúde, hospitais. O profissional realiza diagnóstico e tratamento de problemas emocionais. O psicólogo atende como paciente uma pessoa, uma família, um casal ou grupos de pessoas em todas as faixas de idade. Atende também excepcionais com problemas de desajuste familiar e/ou escolar.
  • Psicologia Educacional – o profissional nessa área presta orientação psicopedagógica a professores, pais e alunos. Acompanha o desenvolvimento psicológico dos alunos no contexto social, afectivo, motor, intelectual e planea actividades de intervenção. Pode realizar orientação vocacional e auxilia na elaboração de planos educacionais sob o aspecto psicopedagógico.
  • Psicologia Organizacional – realiza diagnóstico organizacional visando a detectar problemas que possam estar interferindo no bom andamento da empresa e sugere estratégias para minimizá-los. Tenta solucionar problemas da inadaptação profissional. Recruta, selecciona, treina e acompanha funcionários. Trabalha na empresa como um todo visando melhorar as relações de trabalho e consequentemente aumentar a produtividade e realização pessoal dos funcionários.

O Curso de graduação em Psicologia tem como objectivo geral formar profissionais qualificados para exercerem, com plenitude, sua função na produção da Psicologia, compreendendo aqui o estudo e a análise dos processos intrapessoais e interpessoais; a aplicabilidade do conhecimento teórico e técnico da Psicologia, a fim de compreender e intervir no comportamento humano individual, grupal, institucional e social: a identificação e a intervenção nos factores determinantes das acções dos sujeitos, vinculando-as a condições políticas, históricas e culturais.