Projectos de Investigação

 

- O ISPT é responsável por dois projectos de investigação científica, financiados pelo Governo Federal Alemão, dentro do SASSCAL – Southern Africa Science Service Center for Climate Change and Adaptive Land Management.

Este grande projecto envolve 5 países da África Austral (Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia e Zâmbia), num total de 50 milhões de euros em duas fases de 2+2 anos. Ao ISPT, consoante a candidatura apresentada em devido tempo cabem cerca de 600.000 euros. Os projectos são:

Projecto 139 – Instalação de uma Bacia Experimental no rio Giraúl, na Província do Namibe

Valor – 308.960 euros

Investigador responsável – Prof. Teixeira Pinto, do Departamento de Engenharia Civil

 

Projecto 141 – Desenvolvimento de condições de observação meteorológica no Sudoeste de Angola

Valor – 288.226 euros

Investigador responsável – Eng.º Carlos Ribeiro, do Departamento de Engenharia Ambiental

 

Estes projectos envolvem a participação de alunos do 4º e 5º anos dos Cursos de Engenharia Civil e Ambiental e destinam-se a estudar as condições climatéricas, com ênfase nas precipitações, escoamentos superficiais e transporte de sedimentos. A área em questão é marcadamente caracterizada por chuvas escassas mas muito concentradas, que provocam regimes torrenciais com elevado transporte de sólidos que originam destruição das zonas de fixação das populações junto ás linhas de água, da sua frágil agricultura e a degradação progressiva dos terrenos.